sexta-feira, 1 de abril de 2011

Comissão da Copa deverá acompanhar obras na Capital

Se o tema é Campeonato Mundial de Futebol, a Câmara Municipal de Porto Alegre entrou em campo nesta quarta-feira, (2/3) ao instalar a Comissão Especial de Acompanhamento e Apoio à Copa do Mundo de Futebol de 2014. Ao abrir os trabalhos, o presidente da Comissão, vereador Airto Ferronato (PSB), disse que apóia a proposta do presidente do Sport Club Internacional, Giovani Luigi, para repassar a obra de reformas do estádio Beira-Rio para uma empreiteira especializada neste tipo de operação industrial: &#8220Vivemos um momento de busca da transversalidade e sustentabilidade do processo&#8221, assinalou Ferronato.

Para o vereador, a imagem de Porto Alegre como uma das sedes da Copa do Mundo está arranhada depois que imagens do motorista atropelando deliberadamente um grupo de ciclistas percorreu o mundo via You Tube. &#8220Porto Alegre está com uma dívida negativa e precisamos reverter isso&#8221, complementou o vereador. 

Cronograma

O secretário especial da Copa (Secopa), João Bosco Vaz, garantiu que as obras da prefeitura estão dentro do cronograma e que a decisão do Internacional é importante, mas independe da vontade do Executivo. &#8220Existem dezenas de ações periféricas em andamento&#8221, defendeu.

Segundo o secretário, o ideal seria a Comissão reunir-se duas quintas-feiras por mês, numa primeira etapa, para que ele possa trazer os engenheiros da área de mobilidade urbana. A idéia é repassar as informações sobre as obras em andamento. Bosco explicou ainda que um grupo de empresas monitorado pela Fiergs prepara um relatório sobre todas as intervenções necessárias para colocar a cidade dentro dos padrões exigidos pela Fifa.

Durante a reunião foi lembrado que uma lei que deverá ser avaliada pelo Legislativo diz respeito às novas tecnologias de antenas para telefonia celular. Conforme a atual legislação municipal, essas melhorias ainda não podem ser instaladas mas fazem parte do caderno de encargos da Fifa, visto serem necessárias para atender a demanda de fluxo de dados em um evento da magnitude de uma copa do mundo.

Inclusão

O vereador Reginaldo Pujol (DEM) disse que a Comissão do Legislativo irá trabalhar em sintonia com a Secopa no que se refere às ações de qualificação da cidade, visando o campeonato mundial de futebol. Tarciso Flecha Negra (PDT) afirmou estar preocupado com o aspecto social: "um projeto com a magnitude da Copa do Mundo deve apresentar propostas de inclusão de crianças e adolescentes das periferias". Foi informado por João Bosco que a Fifa destinará US$ 30 mil dólares, por ano, aos projetos sociais das cidade-sedes, relacionados com a prática esportiva. Os recursos devem chegar até o final deste ano, em quatro parcelas até 2014.

Também participaram da instalação da Comissão Especial da Copa os vereadores Toni Proença (PPS), Adeli Sell (PT), Sofia Cavedon (PT), Nelcir Tessaro (PTB), Carlos Todeschini (PT), Mauro Pinheiro (PT), João Carlos Nedel (PP), Paulinho Rubem Berta (PPS) e Engenheiro Comassetto(PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário