quinta-feira, 31 de março de 2011

Dircon vai barrar obras - Pernambuco

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR 
30/03/2011 | 07h10 | Capitão Temudo

As obras de construção de casas irregulares, ao pé do Viaduto Capitão Temudo, na Ilha Joana Bezerra, em frente ao Fórum Rodolfo Aureliano, devem ser embargadas hoje. A Diretoria de Controle Urbano (Dircon) informou que, apesar de a maior parte do terreno ser de origem particular, as casas não têm a licença de segurança do órgão. Além disso, já há famílias morando. Essas, segundo a Dircon, receberam uma notificação para tentar regularizar a situação do imóvel.

Os critérios mínimos de uso e ocupação do solo não estão sendo obedecidos. Os barracos, em alvenaria, estão sendo levantados pelas próprias famílias. São colados uns nos outros. Não há sistema de esgotamento e algumas moradias têm na sala ou no quarto estruturas metálicas dos outdoors. Apesar de estarem sendo erguidas há três semanas em plena luz do dia, as construções estavam passando despercebidas pelos técnicos da Dircon.

Ainda ontem, a família da dona de casa Maria Felina de Jesus, 33 anos, que veio de Inajá, no Sertão, a 395 quilômetros do Recife, continuava levantando a nova moradia. Já o vizinho de Maria, o ajudante de pedreiro Iosmar Silva de Oliveira, 27 anos, vive no local há dois anos, com a esposa e mais dois filhos de 3 e 6 anos. Até a tarde de ontem, ele afirmou que jamais recebeu qualquer reclamação da Dircon. ´Para mim é novidade. Vamos esperar. Realmente não temos os documentos da casa. Mas não acho que tenha irregularidades nela`, disse.

A diretora de Controle Urbano da Dircon, Maria José De Biase, informou que a partir de hoje técnicos do órgão vão embargar as obras. ´Vamos analisar os imóveis que estão em construção e, se preciso, demoli-los. Os que estão prontos, já foram notificados e deverão ver se é possível regularizar as condições da casa. Esses terão uma semana para nos procurar`, afirmou. 

Do Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário