Na manhã do dia 27 de abril de 2007, centenas de familias caminharam pelas ruas da Nova Santa Marta e apos realizarem protesto no escritorio da cohab-rs decidiram boquear o trevo da br 287 na entrada da Cohab Sta Marta , para exigir das autoriades municipais estaduais e federais a inclusão de da Nova Santa Marta no Programa de aceleração do crescimento O PAC, na epoca ja sabiamos que se não fossemos incluidos naquele momento provavelmente não haveria outro momento para conquistar uma demanda do tamanho da nossa afinal de contas era a infrestrutura o saneamento basico a produção de moradias de uma ocupação com 5 mil familias (maior que muita cidade). Com muita organização conquistamos, passo a passo com luta e pressão permamente nos governos, os 42 milhões nescessarios para as obras (hoje reajustado para 50 )
Foram meses de mobilização e mesmo apos o governo federal ter disponibilizado os recursos a titulo de emprestimo do FGTS dentro do programa pro-moradia, ainda foi necessario muita mobilização para definir se o Municipio ou o Estado assumiriam o emprestimo. E mesmo depois do Prefeito Valdeci ter aceitado receber os recurso,ainda demorou meses ate a governadora realizar a doação da area para termos garantia plena do inicio e conclução das obras.
Algumas fotos do dia 27 de abril e 2007
E AGORA PASSADO 4 ANOS .
A situação esta preocupante as obras realizadas de infra estrutura e saneamento realizadas ate aqui apresentam diversos problemas, desde problemas na rede de esgotos, na drenagem das aguas da chuva, na pavimentação e nas redes de distribuição de agua, entre outros tantos.
Quem anda hoje pelas ruas percebe a falta de cuidado na realização das obras o desleixo da Administração com obras desta envergadura, pois além de não executar as obras com qualidae ainda não consegue minimamente realizar a manutenção da infraestrutura destas areas.
Além disso a prefeitura ainda não inicou a intervenção na areas de risco nem o trabalho social com as familias , assim como não iniciou a construção das casas para os reassentamentos.
O Trabalho tecnico social, que é um conjunto de medidas que visam promover o desenvolvimento economico e social da comunidade , não sai do Papel , as reuniões realizadas na comunidade para discutir o assunto são na sua absoluta maioria organizada pelas entidades comissão de regularização fundiaria da Nova Santa Marta
A regulariação do lotes , ATE AGORA É UMA PROMESSA, o coletivo do MNLM que esta tratando da Produção de casas pelo Minha casa Minha vida já perdeu a conta da quantidade de promessas - a ultima é que sera publicado o edital para contratação de empresa para estes serviços no maximo ate sexta feira (29/04)- e nos estamos contando s horas e não aceitaremos mais desculpas .
De qualquer forma estamos vivendo uma grande transformação construida de maneira coletiva por todas as lideranças da comunidade da Nova Santa Marta , por todas as entidades realmente comprometidas com a luta do Povo. Parabéns a todos nossa historia mostra que a luta vale a pena .
Reforma Urbana já.
Nenhum comentário:
Postar um comentário