Jorge Seadi
A prefeitura de Porto Alegre está agilizando a retirada de famílias de que moram em áreas de grande risco. O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) vai retirar 35 famílias da Vila dos Sargentos (bairro Serraria) e 3 famílias que moram junto ao Arroio Capivara (Zona Sul da cidade). A estas 38 famílias, o Demhab oferece o benefício do aluguel social.
O Demhab , a secretaria do Meio Ambiente, a Defesa Civil, a Secretaria de Obras e Viação (Smov) e a Governança Solidária Local relacionaram 40 áreas de risco na cidade que deverão ter prioridade para acompanhamento, monitoramento e fiscalização urbano-ambiental. Dos 40 locais selecionados, 20 têm risco de alamento, uma tem risco de incêndio (Vila Chocolatão), e 17 com risco de deslizamentos.
Entre as ações disponíveis para uma rápida retirada das famílias destes locais, segundo a Prefeitura, estão o aluguel social (para aqueles que não têm onde residir) e a entrega de casas de emergência para aqueles que conseguem um terreno sem riscos para a construção. Além da remoção das famílias da Vila Dique, que já está em andamento, a Prefeitura informa que 181 famílias da Vila Chocolatão serão reassentadas até o final de março, no loteamento na avenida Protásio Alves, 9099. As restantes 47 famílias da Vila Chocolatão serão transferidas para o Condomínio Jardim Paraíso, no bairro Restinga, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida.
Fonte: SUL 21, Com informações da Prefeitura de Porto Alegre
ta demorada a estrega na restinga oque fazer para acelerar
ResponderExcluir