sexta-feira, 1 de julho de 2011

PÓRTICOS DE SEGURANÇA OU POLÍTICA HABITACIONAL DE VERDADE

A princípio não somos contra a criação de pórticos de segurança. Ocorre que este projeto específico, apresentado por Jorge Roberto Silveira, nos parece mais um projeto megalomaníaco, assim como a Torre Panorâmica e as obras sem fim do Caminho Niemeyer. A cidade passa por um sério problema habitacional e o Prefeito não construiu nenhuma casa e não pagou sequer 1 real de aluguel social aos desabrigados das chuvas de abril de 2010 e o insiste em fazer obras faraônicas!


Não temos nada contra o arquiteto Niemeyer. Respeitamos o homem e sua história, mas temos em todo o Brasil, inclusive em Niterói, ótimos arquitetos e urbanistas que poderiam projetar os tais pórticos de segurança que não custassem 50 milhões para a população da cidade.

Nossa opinião é que, se tivermos pórticos de segurança em nossa cidade, eles devem ser bem projetados para serem úteis e dar agilidade para a policia cumprir seu papel de proteção à sociedade. Mas não há necessidade que estes pórticos sejam objeto de um projeto tão caro que mais parece servir como ponto turístico do que como instrumento de segurança pública.

Somos contra esse projeto específico por demandar um gasto muito grande e desnecessário para a população de Niterói. Mas, sem dúvida, estamos abertos para discutir com o governo e com a população uma nova proposta para a criação de pórticos de segurança na cidade.

Além disso, essa proposta de fazer os moradores de condomínios pagarem pelos pórticos não nos parece razoável. Se existem condomínios na cidade foi porque a Prefeitura permitiu que existissem. Cabe ao Executivo fiscalizar e multar quem estiver agindo de forma ilegal. Nos condomínios existentes, o que houve até hoje foi uma plena aceitação por parte da Prefeitura, ou seja, estão consolidados e a conduta até hoje da Prefeitura aponta que, mesmo informalmente, concordou com a instalação de guaritas nesses locais. A criação de mais um Fundo Municipal a ser abastecido por moradores de condomínios soa como uma “punição” aos condôminos sem que haja ao menos um processo administrativo que possibilite a defesa deles.


"O Prefeito anunciou a criação dos pórticos há 12 anos e até hoje não teve competência para implementá-la, não vai ser agora com a  "solução mágica" anunciada através da imprensa que o problema será resolvido! Essa é uma discussão que interessa a todos nós e iremos cobrar que seja feita abertamente em Audiência Pública!", declarou Renatinho.


Veja no O Globo os comentários da população/ Fonte: Gilson Monteiro/O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário