sexta-feira, 1 de julho de 2011

Novos vídeos: Quatro Comunidades sobre Despejos Forçados no Rio

Por Priscila Néri | 20 de junho de 2011


Foto (c) Renato Cosentino
Como parte de nossa campanha em curso sobre despejos forçados em nome do desenvolvimento, eu estava no Brasil para se reunir com os nossos parceiros e planejar nossa oficina de advocacia próximo vídeo em Rio de Janeiro.
Enquanto estava lá, eu tive o privilégio de juntar alguns grupos importantes, pois embarcou em uma missão de três dias especiais no Rio de Janeiro para investigar a situação das comunidades que estão sendo expulsos de suas terras para dar lugar a canteiros de obras para o Mundial 2014 Copa e Olimpíadas de 2016.
Liderados pelo relator sobre o Direito Humano à Cidade daPlataforma DhESCA Brasil (uma rede nacional de direitos humanos), a missão visitou nove comunidades para ouvir as histórias dos direitos violados e recolher recomendações de moradores sobre o que precisa ser feito de forma diferente.
Foto (c) Renato Cosentino
Durante a missão, eu capturei alguns depoimentos em vídeo e hoje estamos lançando Vozes da Missão , uma série de quatro vídeos de curta duração spotlighting essas histórias. Os vídeos vão acompanhar Plataforma DhESCA relatório final, que será lançado nas próximas semanas e distribuídas aos principais tomadores de decisão no Brasil e internacionalmente.
Os vídeos também serão exibidos amanhã, 21 de junho, em uma audiência pública especial sendo organizado no Rio pelo Gabinete do Procurador Federal de grupo de trabalho sobre as violações de habitação ligada ao megaevents upcoming. Este grupo de trabalho pode desempenhar um papel extremamente importante na realização de pé do governo para o fogo e exigindo que as proteções existentes contra os despejos forçados ser acolhida nas comunidades a ser alvo. Usando vídeo para trazer as vozes desses membros da comunidade em espaços como este audição, nossos parceiros estão ajudando a tornar visíveis os abusos que estão acontecendo ao mesmo tempo colocar um rosto humano sobre as histórias por trás do relatório. Eles também estão usando o testemunho em primeira mão forte para combater a versão do governo de eventos.
Vozes da Missão de vídeos ilustram diferentes pontos ouvimos repetidas vezes durante a missão.
Na Restinga da comunidade, residentes nos contou sobre bulldozers aparecendo sem aviso prévio e remoção forçada de pessoas de suas casas, mesmo antes de qualquer acordo sobre a indemnização tinha sido feito.
Na Favela do Metrô - uma comunidade que está sendo removida para dar lugar a um estacionamento para o estádio que vai sediar o jogo final da Copa de 2014 - As famílias que ainda permanecem na área nos disse sobre ser forçado a viver em meio aos escombros perigosos das casas o governo municipal já começou a demolir.
No Morro da Providência - conhecida como a primeira favela do Rio de Janeiro e fundada por escravos - residentes nos contou sobre a falta de informação que recebemos sobre o que vai ser feito na comunidade, mesmo que um 1700 estimado já foram marcados pelo local governo para despejo.
E, finalmente, Vila Recreio 2 , o residente de uma das poucas casas restantes no que costumava ser uma comunidade de mais de 200 famílias pergunta o que significa ter boas leis que fornecem proteção real para os cidadãos se não forem implementadas ou respeitado ?
Você pode navegar através dos vídeos em esta lista - por favor, compartilhá-las e continuar a acompanhar o blog para mais atualizações sobre o nosso trabalho no Brasil. Nesse meio tempo, deixo-vos com Restinga:

Nenhum comentário:

Postar um comentário