Convite aos movimentos, organizações comunitárias, universidades, técnicos de habitação e interessados:
PRÁTICAS DE MORAR: PRODUÇÃO, GESTÃO E VIDA COLETIVA
Técnica e política são dois momentos presentes em qualquer atividade humana. Porém, no curto período histórico da modernidade, elas encontram-se fragmentadas no trabalho dos que pensam e dos que fazem. Nesta época a luta habitacional passa a ter como pano de fundo a autodeterminação popular e sua principal bandeira passa a ser a autogestão.
Os resultados da religação entre técnica e política sob a bandeira da autogestão podem ser algumas experiências socialmente transformadoras. Podemos tomar como referências iniciais a produção habitacional por ayuda-mútua, no Uruguai, e algumas entre as milhares experiências financiadas pelos programas Crédito Solidário e Minha Casa, Minha Vida – Entidades no Brasil nos últimos seis anos, pelo menos.
Estas experiências fazem parte de um projeto para viver diferente? No que consiste este projeto hoje? O que estas experiências de produção habitacional significam hoje diante do cenário dominado pelo produtivismo? Elas ajudam a avançar na definição de como se daria a autonomia técnica e política dos setores populares?
Debatedor convidado: Pedro Fiore Arantes - Professor da Universidade Federal de São Paulo e integrante do coletivo USINA, entidade que presta assessoria técnica a movimentos na área de habitação. Conheça mais sobre o debatedor.
Local: Auditório Elvan Silva da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Rua Sarmento Leite 320, térreo.
Data: primeiro debate em 9 DE DEZEMBRO, 19H.
Inscrições: praticasdemorar@ongcidade.org até dia 07/12/2011 (ou na hora).Entrada franca.
Será oferecida certificação.
Mais informações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário