terça-feira, 8 de novembro de 2011

Luta das comunidades do Cristal faz prefeitura se posicionar sobre duplicação da Avenida Tronco

Visita de Fortunati na Vila Cristal. 
Crédito: Ivo Gonçalves/PMPA
  
A luta da comunidade do bairro Cristal, zona sul de Porto Alegre, teve mais uma vitória nesta semana. Na terça-feira (01/11), o prefeito José Fortunati visitou a região, acompanhado de secretários, integrantes do governo e representantes do Orçamento Participativo (OP).
Além de averiguar obras demandadas pelo OP na região, o prefeito se reuniu com os moradores da Vila Cristal para falar sobre a duplicação da Avenida Tronco – atendendo a um pedido feito, há tempos, pela comunidade. Em sua visita, o prefeito se comprometeu com praticamente todas as reivindicações da comunidade e do Comitê Popular da Copa: que as famílias a serem removidas pela obra serão reassentadas na região, que não haverá aluguel social, que a comunidade será ouvida no processo.

Fortunati também apresentou outro discurso às lideranças locais, ao afirmar que a duplicação da Avenida Tronco não será feita à toque de caixa. Ele citou a presidente Dilma Rousseff, que considera as reformas nos aeroportos e os estádios as obras que devem estar obrigatoriamente prontas para a Copa. O prefeito disse que a duplicação da Tronco é uma obra necessária para a melhoria do trânsito em Porto Alegre e que será feita a seu tempo, respeitando os direitos da população local.

Ou seja: Fortunati REAFIRMOU a posição que a comunidade e o Comitê Popular da Copa sempre defenderam, desde o anúncio da obra pela prefeitura. Sempre denunciamos que fazer a duplicação da Avenida Tronco “nas coxas” certamente implicaria na remoção das famílias de qualquer jeito e para qualquer lugar, com um planejamento precário e sem infraestrutura. Se o projeto fosse executado assim, corre-se o risco de a obra não dar certo. Parece que o prefeito, que já chamou as comunidades das vilas Divisa e Cristal e o Comitê de "um grupo contra o progresso" (CLIQUE AQUI para relembrar) e jogou a responsabilidade de a obra não acontecer em cima das famílias e dos protestos (CLIQUE AQUI para rever), compreendeu a nossa luta.

Sobre a desapropriação da área das cocheiras do Jóquei Clube para moradia popular, o prefeito não disse uma única palavra. Esta é uma mais uma reivindicação que as comunidades continuam a pleitear.

Vamos ficar em alerta, porque as eleições municipais de 2012 já estão aí! As famílias estão cheias de promessas! Se precisar, irão para as ruas novamente!

Visita de Fortunati seguiu roteiro já feito por relatora da ONU

A visita de Fortunati fez parte do projeto Prefeitura na Comunidade, do governo municipal. Coincidência ou não (o Comitê Popular da Copa em Porto Alegre não acredita mais em Papai Noel e nem no Coelhinho da Páscoa), o roteiro feito pelo prefeito na região é praticamente o mesmo visitado pela relatora da ONU (Organização das Nações Unidas), Raquel Rolnik, em Agosto. A vinda da relatora da ONU para o Direito à Moradia Adequada foi organizadas pelas comunidades da Dique, Cristal, Divisa, Morro Santa Teresa e pelo Comitê Popular da Copa.

CLIQUE AQUI para relembrar o roteiro da visita da Raquel Rolnik (o roteiro de sexta-feira foi na região do Cristal).

Abaixo, o roteiro feito pelo prefeito Fortunati:


ROTEIRO DA VISITA - Cristal
01/11/2011


9h – Saída do Paço Municipal
9h30min – Vila Cristal - Comunidade pede informações sobre as obras da copa 
9h50min – Vila Pedreira - Rua Ursa maior, 537 
10h20min – Associação Mulheres Anita Garibaldi - Campos Velho, 1005 
10h50min – Vila Hípica
11h20min – Vilas da Nossa Senhora das Graças 
11h40min - Associação de moradores da Rua Tamandaré – Rua Tamandaré, 984. 
12h – PSF São Gabriel – Rua Gilberto Jaime, 65 
12h20min - Almoço para autoridades e convidados da comunidade na Casa de Nazaré – Rua Cel. Timóteo, 350

Ôpa! Tirem suas próprias conclusões! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário