quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Evento realiza diagnóstico de necessidades dos bairros da zona Leste de Uberlândia

Espaço para lazer. Este foi um dos problemas mais citados durante o encontro. A região não possui espaço de lazer e esta falta gera graves problemas. Uma das propostas concretas apresentadas para a solução deste problema está na construção de uma praça.

Em Setembro a Ação Moradia foi sede do encontro “O Meu Bairro de Sonhos”, com o objetivo de facilitar um diagnóstico com a participação da comunidade, implicando os jovens e a rede local para a construção coletiva de sonhos e a viabilidade de sua execução através do fomento e projetos entre os vários atores locais.
O evento, organizado pela Ação Moradia e a Cátedra UNESCO e Desenvolvimento Humano sustentável da Universidade de Girona, contou com a participação de jovens da comunidade e diversas organizações nas áreas de Desenvolvimento Social, Educação, Esporte, e Saúde, que trabalham diretamente com a população residente na zona leste de Uberlândia – Morumbi, alvorada, Joana D’Arc, Dom Almir, Jd. Sucupira, Prosperidade, São Francisco, Celebridade e Zaire Rezende.
A proposta foi dividida em dois momentos: encontro para jovens da comunidade  e encontro para a rede local.
O primeiro momento ocorreu no dia 24 de Setembro e contou com a participação de aproximadamente 100 jovens da comunidade. Foram realizadas  oficinas de Hip Hop, Maquete, Música, Dança, e Multimídia. Através das atividades os jovens  elaboraram o diagnóstico do bairro e apresentaram seus sonhos e propostas de transformação. As oficinas foram ministradas por profissionais voluntários
O segundo momento foi dedicado à rede local, sendo realizado nos dias 27 e 28 de Setembro, com a participação de 70 pessoas das áreas da saúde, sociedade civil, representantes religiosas, representantes da prefeitura (secretarias de saúde, educação e desenvolvimento social) e Universidades. A manhã do dia 27 foi marcada pelas apresentações dos resultados das oficinas realizadas no dia 24. Na ocasião foi exibido também, uma apresentação elaborada, espontaneamente, por um grupo de jovens que participam nas atividades da ONG. Após esta exposição, a rede debateu coletivamente os problemas, recursos disponíveis e propostas para resolver os problemas detectados. Uma das propostas aprovada foi a construção de uma praça. Agora é “arregaçar as mangas” e trabalhar para a concretização deste sonho.
Um dos grandes desafios desta proposta é trabalhar em rede, principalmente por se trabalhar em comunidade, onde as demandas são bastante exigentes e multidimencionais. Assista o vídeo e veja como foi o encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário