domingo, 27 de novembro de 2011

O sonho e a luta dos sem teto continuam em Itaguaí

No dia 24 de novembro ocorreu o despejo de parte da ocupação de sem teto, apoiada pelo MTST RJ, as margens da Rio-Santos em Itaguaí. Os ocupantes continuam resistindo em menos de 1/3 do terreno ocupado que não estava incluído na ordem de despejo. É importante deixar claro que o terreno estava abandonado, sem cercas ou qualquer tipo de identificação. Já não é de hoje que o município de Itaguaí sofre um inchaço populacional devido à atração pela possibilidade de empregos nas grandes obras e empreendimentos e isso tem se somado a especulação imobiliária que vem aumentando de forma extorsiva os valores dos aluguéis. Some-se a essa realidade a inexistência de uma política habitacional para as famílias de trabalhadores que recebem abaixo de três salários mínimos e entenderemos a dinâmica que leva uma parcela de famílias sem teto a optarem pela luta direta para a conquista de moradia. 






Muitos ainda acreditam que essas políticas existem, pois se deixam levar pela propaganda. Porém as políticas habitacionais para essa faixa de renda não dão lucros e portanto só existem nos projetos, nos discursos e nas promessas. 
Os sem teto de Itaguaí perderam uma batalha, mas só se perde a guerra quando se abandona a luta e os sem teto continuam mobilizados e se organizando. 


http://mtstrj.blogspot.com/2011/11/o-sonho-e-luta-dos-sem-teto-continuam.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário