quinta-feira, 30 de junho de 2011

Para viabilizar Copa e Olimpíada, polícia ocupa Morro da Mangueira no Rio

Vivian Virissimo
Uma operação deflagrada por 750 policiais resultou na ocupação do Morro da Mangueira neste domingo (19), na zona norte do Rio de Janeiro. Esta ação é o primeiro passo para a instalação da 18ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na cidade. Com uma posição estratégica, a Mangueira está localizada a apenas 1 km do estádio do Maracanã, que será palco dos disputados jogos da Copa do Mundo de 2014, além do Maracanãzinho, que sediará jogos na Olimpíada de 2016.
A operação, realizada por policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), contou com o apoio de fuzileiros navais e agentes da inteligência da Polícia Federal. Foram usados 14 veículos blindados, sendo seis da Marinham, além de cinco helicópteros.
O secretário de segurança Publica do Rio, José Mariano Beltrame, afirmou que a ação faz parte da estratégia utilizada pelo governo do estado de anunciar antecipadamente à população as áreas que serão ocupadas pela polícia. Com isso, os traficantes que atuam nas comunidades acabam saindo antes da intervenção policial, o que enfraquece a atuação dos criminosos e torna a operação mais segura para a população.
“Dificilmente as instituições policiais entravam numa área dessa sem haver troca de tiros. Hoje conseguimos isso. A polícia mais uma vez devolve o território a seus verdadeiros donos e mais uma vez chega para ficar, abrindo uma janela de oportunidades para que efetivamente se consolide a segurança pública”, disse Beltrame.
Na ação, os agentes apreenderam 32 veículos e 300 trouxinhas de maconha. Três pessoas, entre elas dois menores, foram detidas com drogas. De acordo com Beltrame, nos dois meses que antecederam a operação os agentes cumpriram 55 mandados de prisão no morro. As equipes da PM utilizaram, pela primeira vez, equipamentos com GPS, permitindo ao comando da operação verificar o deslocamento dos policiais na comunidade. A ação foi acompanhada por defensores públicos.
Sobre as UPPs

A primeira a ser inaugurada foi a UPP Borel, que completou um ano no início deste mês. A mais recente, a UPP São Carlos, foi instalada em maio. Das 17 UPPs instaladas no Rio de Janeiro, quatro estão na zona sul (Dona Marta; Chapéu Mangueira / Babilônia; Tabajaras / Cabritos; Cantagalo / Pavão-Pavãozinho), três na região central (Providência; Santa Teresa; Catumbi), duas na zona oeste (Batam; Cidade de Deus) e oito na zona norte (Borel; Turano; Salgueiro; Formiga; Andaraí; Macacos; São João; São Carlos).
Segundo números da Secretaria de Segurança, atualmente há um total superior a 3.100 policiais empregados nas unidades de pacificação.
Segundo o governo do estado, a 18ª UPP será responsável pelo conjunto de favelas que compreende o Complexo da Tijuca. Após a inauguração, a secretaria de segurança estima que 315 mil pessoas serão beneficiadas diretamente e mais de um milhão, indiretamente. Já existem sete unidades naquela região.
 

http://sul21.com.br/jornal/2011/06/para-viabilizar-copa-do-mundo-e-olimpiada-policia-ocupa-morro-da-mangueira-no-rio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário