sábado, 29 de outubro de 2011

Moradores assinam contrato para construção de casas populares

O Anfiteatro da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) ficou lotado na manhã de sexta-feira, 16, quando mais de 150 famílias de diversos bairros da cidade assinaram o contrato com a Caixa Econômica Federal (CEF), visando à construção de unidades habitacionais populares no Município.O projeto foi realizado pela Cooperativa de Produção, Trabalho e Habitação LTDA – Núcleo de Rio Grande/RS, em parceria com a Cooperativa de Crédito Rural Horizonte Novos de Novo Sarandi.

Os trabalhos foram coordenados pelo núcleo regional do Movimento Nacional de Luta pela Moradia.Na ocasião, as famílias contempladas, 70% pescadores, presenciaram o pronunciamento oficial da vice-presidente de Tecnologia da Informação da CEF, Clarice Coppeti, e do ministro interino da Pesca, Dirceu Lopes. "A articulação destas entidades é importante para a realização de projetos como este, que visam a atender uma demanda habitacional de famílias de baixa renda. Além disso, a participação dos órgãos públicos municipal e federal se faz necessária para dar continuidade ao projeto", enfatizou ela.O ministro interino da Pesca, Dirceu Lopes, falou que o governo federal não deixará de investir no social mesmo diante à crise financeira internacional. "O governo federal sabe da importância de cumprir seu papel, através de projetos que objetivam o bem-estar e o desenvolvimento econômico social.
Os beneficiados precisam participar deste processo, fiscalizando e cuidando os recursos que pertencem a todos os trabalhadores brasileiros", disse.Lopes falou ainda que a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, que a partir de março se tornará Ministério, está disposta a oferecer programas que visam à geração de trabalho e renda para os pescadores da região. "Programas de desenvolvimento social devem ser aderidos por cooperativas, através da união de esforços. A Seap é pioneira na região através de projetos como este, que objetivam a construção de casas populares para pescadores, os quais têm sofrido com as safras dos últimos anos", declarou o ministro interino.Para tanto, ele sugeriu às cooperativas que se mobilizem a fim de realizar no Município um Seminário Nacional da Pesca.

Pescador da Barra Nova é um dos contempladosKenedy Assunpção foi um dos mais de 150 moradores contemplados pelo projeto habitacional. Na manhã da última sexta-feira, ele assinou o contrato junto à CEF. "Sou pescador e atualmente moro na Barra Nova. A aquisição desta casa é a concretização de um sonho", disse.A CEF é a operadora da Resolução 518 Conselho Curador do FGTS, programa pelo qual serão custeadas as unidades habitacionais.
Serão beneficiados moradores dos bairros São Miguel e São João (64 casas), Parque Coelho e Bernadeth (36), Castelo Branco II, Arnaldo Quessada e Vila da Quinta (20), 4ª Secção da Barra (18), Querência (7) e Dom Bosquinho (7).Para a construção de cada unidade habitacional, a Cooperativa receberá R$ 9 mil em materiais de construção da CEF. Em contrapartida, a família beneficiada pagará R$ 800 à Cooperativa, responsável pela execução do projeto. Cada casa terá dois quartos, sala, cozinha e banheiro, de alvenaria, numa área de 37 metros quadrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário