quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Seminário “A cidade dos e para os megaeventos esportivos: Muros, remoções e maquiagem urbana”


Cartaz de divulgação do evento.
Um pouco mais de um ano após a construção do polêmico muro das linhas Vermelha e Amarela, a pesquisa de opinião realizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Favelas e Espaços Populares (Nepef) da Redes de Desenvolvimento da Maré em parceria com o Observatório de Favelas e a ActionAid, indica que parte da população da Maré acabou aprovando a barreira. Entretanto, os moradores continuam lembrando até hoje, da falta de diálogo do poder público com a comunidade. Os resultados da pesquisa intitulada “Os Muros do Invisível” serão divulgados durante o seminário “A cidade dos e para os megaeventos esportivos: Muros, remoções e maquiagem urbana”, no dia 30 de setembro, na Lona Cultural da Maré.
“Parte da população foi favorável, mas entende que a forma como o processo se deu e a motivação da construção do muro não foram adequados. Os moradores esperavam e ainda querem o diálogo”, explica Marcelo Matheus de Medeiros, do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Favelas e Espaços Populares e Observatório de Favelas e um dos coordenadores da pesquisa.
O seminário, além de discutir o muro, vai debater a preparação do Rio de Janeiro para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O objetivo dos organizadores é construir espaços para a discussão na Maré sobre os impactos dos mega eventos na cidade e nos locais de moradia da população pauperizada. “Queremos dar continuidade ao projeto, avaliando como os espaços populares estão sendo objeto dessas intervenções”, acrescenta Eblin Farage, diretora da Redes.
Temas como a maquiagem urbana, a relação de direito à cidade, o Estado de exceção e os caminhos possíveis para a participação e mobilização social serão alguns dos temas abordados por ativistas e estudiosos durante o evento.
Inscrições até o dia 23 de setembro na secretaria da Redes, na Lona Cultural da Maré ou pelo link http://goo.gl/JGFpw
Saiba mais sobre o projeto da pesquisa e a conheça também o relatório “2011 Cidade – missão copa do mundo”da Plataforma Dhesca (Plataforma Brasileira de Direitos Humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais).
Serviço:
Seminário “A cidade dos e para os megaeventos esportivos: Muros, remoções e maquiagem urbana”.Dia: 30 de setembro, sexta-feiraDas 9h às 17h30Local: Lona Cultural da Maré – Rua Ivanildo Alves, s/n.
Veja a programação:9h – Abertura da exposição “Somos Meros Humanos”, dos fotógrafos do Coletivo Favela em Foco sobre as remoções em favelas cariocas e apresentação de vídeos sobre o processo que a cidade está passando para sediar os megaeventos esportivos.

9h30 – MESA DE ABERTURAAdriano Campolina – Coordenador da ActionAid-BrasilEblin Farage – Redes da Maré-NepfeJailson de Souza – Coordenador Geral do Observatório de Favelas
10h às 11h30 – Mesa 1 : Muros: maquiando a cidade e cercando as favelasMarcelo M. de Medeiros – Redes-Nepfe e Observatório de FavelasJorge Barbosa – Professor de Geografia da UFF e Observatório de FavelasBrian Mier – Coordenador de Direito à Cidade da ActionAid-BrasilJailson de Souza – Mediador
11h30 às 12h30 – Debate12h30 às 13h30 – Almoço - Durante o almoço, serão exibidos vídeos sobre as remoções e impactos dos megaeventos.O Projeto Maré de Sabores fará o almoço (R$7,00).
13h30 às 15h – Mesa 2: Direito a Cidade, Estado de exceção e os Megaeventos no Rio de JaneiroMarcelo Freixo – Deputado Estadual do Rio de JaneiroErick Omena – Pesquisador do Observatório das Metrópoles – IPPUR-UFRJ Christopher Thomas Gaffney – Professor da FAU-UFFGuilherme Soninho – ETTERN\IPPUREblin Farage – Mediadora
15h às 15h30 – Debate15:30 – 15:40 – IntervaloDurante o intervalo, serão exibidos vídeos sobre as remoções e impactos dos megaeventos.
15h40 às 17h – Mesa 3 : Projetos de intervenção Urbana e controle social: construindo caminhos de participação e mobilização socialMarcelo Edmundo – Central dos Movimentos Populares e Representante do ComitêLuiz Mário – Fórum Popular do OrçamentoMauro Iasi – Educador Popular do Núcleo 13 de Maio e professor da Escola de Serviço Social da UFRJOsmar Paiva Camelo – Presidente da Assocoiação de Moradores do Morro do TimbauGabriela Pinto – Mediadora
17h às 17h30 – Debate
Encerramento – Apresentação da banda Café Frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário