Questão urbana ganha espaço semanal na Carta Maior
12/06/12 por raquelrolnik
A Carta Maior acaba de inaugurar em seu portal uma seção semanal
para discutir temas relacionados à questão urbana. O espaço está sendo
coordenado pela professora Ermínia Maricato, que abre a seção com o
artigo “Cidades-Urgente: colocar a questão urbana na agenda nacional”, que reproduzo abaixo.
Cidades-Urgente: colocar a questão urbana na agenda nacional
Enchentes, desmoronamentos com mortes, congestionamentos, crescimento
exponencial da população moradora de favelas (ininterruptamente nos
últimos 30 anos), aumento da segregação e da dispersão urbana,
desmatamentos, ocupação de dunas, mangues, APPs (Áreas de Proteção
Permanente) APMs (Áreas de Proteção dos Mananciais), poluição do ar, das
praias, córregos, rios, lagos e mananciais de água, impermeabilização
do solo (tamponamento de córregos e abertura de avenidas em fundo de
vales), ilhas de calor… e mais ainda: aumento da violência, do crime
organizado em torno do consumo de drogas, do stress, da depressão, do
individualismo, da competição. As cidades fornecem destaques diários
para a mídia escrita, falada e televisionada. A questão urbana ocupa
espaço prioritário na agenda política nacional. Certo?
Muito longe disso, a questão urbana está fora da agenda política nacional.
As conquistas institucionais nos anos recentes não foram poucas:
promulgação do Estatuto das Cidades, aprovação dos marcos regulatórios
do saneamento, dos resíduos sólidos, da mobilidade urbana, aprovação de
uma enxurrada de Planos Diretores, criação do Ministério das Cidades,
retomada das políticas de habitação e saneamento após décadas de
ausência do Estado. No entanto, a crise urbana está mais aguda do nunca.
Por que?
Numa sociedade persistentemente desigual as cidades não poderiam
expressar o contrário. Mas há algo nas cidades que é central e ignorado.
Trata-se do poder sobre o “chão”, ou seja, o poder sobre como se dá a
produção e a apropriação do espaço físico. De todas as mazelas
relacionadas acima, a primeira parte tem a ver com o “espaço urbano” ou
com as formas de uso e ocupação do solo, essa evidência que nos cerca no
cotidiano das cidades, mas que está oculta para Estado e sociedade.
Assim como no campo, a terra urbana (pedaço de cidade) é o nó na
sociedade patrimonialista.
A importância do espaço urbano como ativo econômico e financeiro
escapa à percepção da maior parte dos urbanistas, engenheiros e
economistas no Brasil (exceto dos que trabalham para o capital
imobiliário). O valor da terra e dos imóveis varia de acordo com as leis
ou investimentos realizados nas proximidades. Poderosos lobbies atuam
sobre os orçamentos públicos dirigindo os investimentos e os destinos
das cidades. Trata-se do que os americanos, Logan e Molotch, chamaram de
“máquina do crescimento”: a reunião de interessados na obtenção de
rendas, lucros, juros e… recursos para o financiamento de campanhas,
acrescentamos nós. O planejamento urbano é o fetiche que encobre o
verdadeiro negócio. É comum que um conjunto de obras contrarie o Plano
Diretor. O mais frequente é vermos obras sem planos e planos sem obras.
O governo federal retomou as políticas de habitação e saneamento e se
propõe a retomar a política de mobilidade urbana após décadas de
ausência promovida pelo ideário neoliberal. Mas a retomada desses
investimentos sem a reforma fundiária e imobiliária urbana (de
competência municipal) traz consequências cruéis como a explosão dos
preços dos imóveis. Durante os 50 anos em que urbanistas e movimentos
sociais defenderam a Reforma Urbana, a exclusão territorial foi foi
reinventada pelos que lucram com a cidade como ocorreu durante o período
do BNH.
Ao contrário de um desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente
equilibrado, um dinâmico crescimento imobiliário reproduz
características históricas de desigualdade e predação ambiental que,
somadas ao grande número de carros que entopem a cada dia os sistemas
viários, apontam para um rumo de consequências trágicas. Este tema
deveria ocupar um lugar central na Rio +20.
Pesquisas recentes da USP ampliaram o conhecimento sobre o número de
patologias causadas, na RM de São Paulo, pela poluição do ar, do som, ou
pelos congestionamentos de tráfego: doenças cardíacas, transtornos
mentais, ansiedade, depressão, estresse. O tempo médio das viagens
diárias está próximo das 3 horas, sendo que para um terço da população
passa disso. 30% das famílias são chefiadas por mulheres que após a
jornada de trabalho chegam em casa e têm que dar conta dos filhos e do
serviço doméstico. Tanto sofrimento exigiria repensar a prioridade dada
ao automóvel em detrimento do transporte coletivo. Deve haver outras
formas de criar empregos e aumentar o PIB sem gerar tal irracionalidade
(do ponto de vista social e ambiental) urbana.
Os megaeventos (Copa, Olimpíadas) acrescentam alguns graus nessa
febre. Por isso, os despejos de comunidades pobres que estão (e sempre
estão) no caminho das grandes obras está ganhando dimensões não
conhecidas até agora.
Embora a agenda social tenha mudado nos últimos 9 anos favorecendo
ex-indigentes e miseráveis (bolsa família, pró-uni, crédito consignado,
aumento do s.m.), embora as obras urbanas se multipliquem a partir do
PAC e do MCMV, ambos por iniciativa do governo federal, as cidades
pioram a cada dia.. Distribuição de renda não basta para termos cidades
mais justas, menos ainda a ampliação do consumo pelo aumento do acesso
ao crédito. É preciso “distribuir cidade”, ou seja, distribuir terra
urbanizada, melhores localizações urbanas que implicam melhores
oportunidades. Enfim, é preciso entender a especificidade das cidades
onde moram mais de 80% da população do país e representam algumas das
maiores metrópoles do mundo.
A Carta Maior ofereceu um espaço semanal para dar à questão urbana o
lugar que lhe deveria caber na agenda política nacional. Na próxima
semana leremos alguns dos mais informados e experientes profissionais e
estudiosos de políticas urbanas no Brasil, que, além dessas virtudes, se
classificam como ativistas de direitos sociais e justiça urbana.
Para seguir a trilha do desenvolvimento urbano, e não apenas
crescimento urbano, revertendo o rumo atual, há conhecimento técnico, há
propostas, há planos, há leis e até mesmo experiência profissional
acumulada no Brasil. Ainda que no espaço de uma sociedade do capitalismo
periférico ou “emergente”, como quer o main stream, é possível diminuir
um pouco as selvagens relações sociais, econômicas e ambientais que
vivemos nas cidades. Antes de apresentar propostas, que são rapidamente
repetidas para serem também rapidamente esquecidas, é preciso mostrar
porque a formulação de propostas, planos e leis não bastam. A questão é
essencialmente política. É preciso mostrar a lógica do caos aparente, ou
seja, a lógica dos que ganham com tanto sofrimento e suposta
irracionalidade. As próximas eleições se referem ao poder local, ao qual
cabe a competência sobre o desenvolvimento urbano de acordo com a
Constituição Federal. Esperamos colaborar para diminuir o analfabetismo
urbanístico e cobrar dos candidatos a prefeitos e vereadores maior
conhecimento e compromisso com a justiça urbana.
(*) Erminia Maricato, arquiteta-urbanista, professora titular
aposentada da FAU USP e professora da UNICAMP, é responsável por esta
seção.
http://raquelrolnik.wordpress.com/2012/06/12/questao-urbana-ganha-espaco-semanal-na-carta-maior/
Nenhum comentário:
Postar um comentário